O que é o Hapkido?

O Hapkido é uma arte marcial coreana que é especializada em defesa pessoal. Trata-se de uma disciplina de combate específica que, à semelhança do Krav Maga e do Vale Tudo, visa neutralizar um adversário através da aplicação de uma série de técnicas distintas, como socos, pontapés, quedas, saltos, chaves e torções. A sua prática também engloba o manuseio de armas, como bastões, espadas, bengalas, estrelas, facas e leques. No entanto, este desporto não envolve só a luta corporal, pois esta é uma disciplina projetada para desenvolver e acalmar o espírito e todos os que a praticam procuram encontrar o seu bem-estar e paz interior.

É de realçar que os praticantes mais experientes de Hapkido, designadamente os cinturões negros, conhecem os sinais vitais do corpo humano e onde eles se localizam e isso é uma vantagem num combate. Porém, todos os praticantes devem respeitar o código de conduta que existe dentro da modalidade e que diz inequivocamente que o Hapkido deve apenas ser utilizado como forma de defesa e não de ataque. Este tipo de técnicas de imobilização infligem muitas dores nos adversários, mas a serem utilizados com a melhor das intenções são muito úteis e benéficos em vários tipos de tratamentos e terapias.

 

O significado do Hapkido

O Hapkido é um termo coreano que pode ser desdobrado em três palavras distintas: a palavra Hap, que significa união, harmonia e coordenação; o Ki que diz respeito à força, energia e espírito; e o Do que representa o caminho a seguir. Dessa forma, o termo Hapkido representa o caminho da união da força e do espírito.

A origem do Hapkido

O Hapkido surgiu na Coreia por volta de 272 DC. e está intimamente relacionado com o aparecimento e crescimento do Budismo nessa região. Os monges budistas partiram da China para o Oriente com a missão de dar a conhecer a sua religião e acabaram por ensinar as populações locais a defenderem-se dos ataques inimigos.

Os monges budistas descobriram que alguns movimentos que utilizavam nos seus treinos físicos serviam como autodefesa contra agressores e salteadores que encontravam no seu caminho e transmitiram essas técnicas aos povos para que eles lutassem pelos seus objetivos e melhores condições de vida. Nessa época, a Coreia era dividida em três reinos: Silla, Koguryo e Paekche e todos estavam envolvidos em inúmeros conflitos. Dessa forma, a aprendizagem e a prática das artes marciaisajudavam as pessoas a defenderem-se de eventuais ataques e dava-lhes a esperança de conseguirem sobreviver. Assim sendo, das várias técnicas de combate e estilos de luta que foram desenvolvidos, os mais populares foram o Taekwondo, Hapkiwonsul, HapkiYusul e o Hapkido.

Nossos Horários

Escolha o melhor horário para você treinar.
CONVIDE UM AMIGO!!

TAEKWONDO

INFANTIL
Segundas, Quartas e Sextas | Às 19:30

 

ADULTO
Segundas, Quartas e Sextas  | Às 17:30 e 18:30.

Terças e Quintas | Às 19:00.

 

Aos Sábado das 10:00 as 12:00

 

HAPKIDO

ADULTO:
Segundas e Quartas | Às 20:30

KARATE

Terças e Quintas | Às18:00

JIU-JITSU

Terças e Quintas | Às 20:00

MUAY THAI

Terças e Quintas | Às 17:00